terça-feira, 7 de julho de 2009

Que país é esse? do blog do Noblat





Que país é este onde o chefe de um poder independente como é o presidente do Senado pede socorro ao chefe de outro - no caso, o presidente da República - por que se sente ameaçado de perder o lugar?

E ainda justifica o seu comportamento prestando contas do que fez, explicando o que não pode fazer e prometendo fazer mais isso e mais aquilo?

Um gesto desses é de servilismo.

Sarney entrou puxando por uma perna para despachar com Lula na última sexta-feira. Saiu amparado em um par de muletas.

Os norte-americanos chamam de “pato manco” o presidente que decidiu não disputar a reeleição, ou que a perdeu ou que não pode mais disputar.

Sarney só cumpriu cinco de um total de 24 meses como presidente do Senado. Tem direito de concorrer a um novo mandato. Não é certo que complete sequer metade do atual.

Em defesa dele, Lula, a ministra Dilma Rousseff e o PMDB puseram em circulação uma série de mentiras ou de falsas verdades. A maior delas: Sarney não é mais culpado do que seus colegas pela crise do Senado. É, sim. Somente ele presidiu o Senado três vezes.

Foi ele que nomeou e ajudou a manter Agaciel Maia como diretor-geral do Senado durante 14 anos. A Agaciel são atribuídas grossas patifarias que não poderia ter cometido sem o consentimento dos seus superiores.

Que outro senador mais do que Sarney está sendo alvejado por fatos embaraçosos?

Ora é um auxílio-moradia para ele que dispõe de duas casas em Brasília. Ora é um neto empregado em gabinete de senador. Ora é outro que vendia seguros de saúde e agenciava crédito consignado para servidores. Ora é uma penca de parentes e de afilhados pendurados na folha de pagamento do Senado. Ora é uma casa que comprou e que esqueceu duas vezes de declarar à Justiça Eleitoral.

Da série de mentiras para atarraxar Sarney na cadeira de presidente do Senado: se ele cair, a oposição herdará o lugar. O PMDB romperá com o governo e sentará no colo de José Serra, o provável candidato do PSDB à sucessão de Lula. A CPI da Petrobras será instalada no dia seguinte. A governabilidade irá para o espaço. Em resumo: o fim do mandato de Lula chegará mais cedo do que o previsto. Sem falar que a recuperação da economia poderá sofrer um forte abalo.

Se Sarney sair, seu substituto será escolhido em um prazo de 15 dias.

Dono da maior bancada do Senado, o PMDB comandado por Renan Calheiros (AL) tratará logo de ocupar a vaga com outro nome. Estão em curso a esse respeito negociações preventivas e sigilosas.

De resto, dá para imaginar o pragmático e fisiológico PMDB devolvendo seis ministérios e uma centena de cargos importantes só por que Sarney acabou defenestrado da presidência do Senado?

Perguntem ao PMDB da Câmara dos Deputados se ele está disposto a dar às costas ao governo em solidariedade a Sarney. Está, sim, disposto a oferecer Michel Temer (SP) para vice de Dilma.

Perguntem aos governadores do PMDB se Sarney vale mais do que um naco das milionárias verbas do Programa de Aceleração do Crescimento.

Conservar Sarney na presidência do Senado ou tirá-lo não assegura desde já o passe do PMDB na eleição presidencial de 2010. Na hora certa, a maior fatia do partido irá com quem for ganhar.

A CPI da Petrobras ainda não foi instalada porque a oposição não quis. CPI é direito da minoria reconhecido pelo Supremo Tribunal Federal. Basta acioná-lo para que ela funcione. A oposição prefere deixá-la para depois das férias de julho.

O estado de saúde da economia depende dos acertos do governo. Às vésperas de eleições, deputados e senadores mendigam junto ao governo a liberação de verbas para seus currais de votos. Cadê clima para rebeliões?

Lula deve a Sarney o apoio que ele lhe deu durante a crise do mensalão. Quer zerar a conta. E levar de troco um presidente de Senado combalido.

Pouco se lhe dá que para isso tenha de humilhar o PT outra vez. O PT é apenas uma fotografia na parede.

Comentário: Grande texto. Inicia com a famosa frase "Que país é esse?" e termina parodiando o poema de Drummond

"(...)Hoje sou funcionário público.
Itabira é apenas uma fotografia na parede.
Mas como dói". ANDRADE, Carlos Drummond de. Confidência do itabirano.

3 comentários:

  1. Que dizer? A penas que lamento por existir "sujeitos" como esse, que dá um exemplo significativo de como somos governados. "Pra Frente BRASIL"
    A paz

    ResponderExcluir
  2. Pois é Joyce. Mesmo sem querer, o eleitor brasileiro acaba patrocinando essa "porcaria". Isso porque somos obrigados a votar (voto nulo não impede que o candidato deixe de ganhar a eleição).

    E em quem votar, se políticos honestos é tão real quanto Papai Noel? De fato, Sarney só conseguiu livrar-se de mais essa acusação em virtude dos conchavos políticos. Tenho nojo disso.

    Ah, Joyce, já retornei a blogar. Quando você tiver um tempinho passa lá no meu blog.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Conheço pouco político, talvez possam me chamar de apolítico apesar deu ter postura política e pensamento sobre isso.

    Realmente o texto joga a merda no ventilador e é preciso personalidade, coragem e conhecimento dos fatos para criar um Carta de Socorro desta forma.

    Realmente desde 1986, quando voltamos a democracia, simplesmente o Brasil ainda não aprendeu ou não quis aprender e/ou ensinar e praticar a mesma. Já são quase 29 anos democráticos num país ainda de coronelismo e política de café com leite... e por que, não, de semi-ditadura educacional?

    Acho que a democracia ainda não absorvida pelo povo. Acho que o governo fala demais dela mas ensina pouco devido o medo dos governantes e por saberem que um povo culto jamais deixaria que 80% do que vem a a público fosse esquecido.

    Somos um país de cidadões 80%, creio eu, que não sabe seus diretos, deveres, e o poder que possui seu voto. Dos 50 amigos que possuo, todos decidem em quem votar na hora que estão indo votar. Nenhum deles lê, pesquisa, e procura saber quem é o candidato. Sendo assim, ficam sempre os mesmo, de antes, durante e após a ditadura. E os políticos, com mais boa fé, possuem pouco poder. Se você é 1 no meio de 100 que pensam diferente, acha que poderá mudar algo? Muito difícil, lhes digo. Mas assim é o nosso Brasil, o país que amamos.

    Realmente acho que aulas de democracia, cidadania, importância real do voto e educação é o que muda qualquer país - principalmente um jovem país com quase 30 anos democráticos.

    Parabéns ao autor do texto. Parabéns a Joyce ao divulgar.

    Odeio falar de política diretamente... pois prefiro usar essas palavras através da minha arte - que talvez não mude nada nem lida e/ou compreendido nos palcos e filmes que pretendo ainda realizar.

    Enfim, vamos torcer, ir num centro de umbanda, e pedir para que as entidades influenciem para o bem da nossa nação.

    OBs: Eu disse nação? Se disse, perdão. Pois todo brasileiro acha que somente mora aqui... e que esta terra não é sua casa e, sim, um trampolim para e europa ou américa do norte.... ou está simplesmente habitando aqui, sem se preocupar com o seu pseudo-país.

    Xandy Britto

    ResponderExcluir

Dicionário inFormal

O dicionário de português gratuito para internet, onde as palavras são definidas pelos usuários. Uma iniciativa de documentar on-line a evolução do português.
Não deixe as palavras passarem em branco, participe definindo o seu português!


http://www.dicionarioinformal.com.br/

Blog Ebooks Grátis
(http://www.gutenberg.org/

ANGÚSTIA

As minhas angústias
São amargas
Como o polém...
Elas vivem negras
E tem gosto de açúcar.
As minhas angústias
adormecem somente minhas.
Não navegam como o céu
Azul... turquesa, visto
Com outros olhos...
Detalhes de uma vida.
Vida apenas vista, enquanto
e padeço
Num sótão de alegrias
Mortas.

Um dia triste - 03/04/00 Xandy Britto

Dica de livros

Links legais

http://blogs.abril.com.br/agora

http://www.louvre.fr

http://marketinaweb.blogspot.com/

http://thirinhas.wordpress.com/

http://xandybritto.blogspot.com/

http://sandra-acasaenossa.blogspot.com

http://contoscantoseencantos.blogspot.com/

http://www.concursosliterarios.com.br

http://www.cbl.org.br/jabuti

http://www.ateliermeow.com

http://www.ultrapassandobarreiras.blogspot.com

http://escuteseusolhos.blogspot.com

http://www.neostesia.com

http://informlegal.blogspot.com/


http://marketing-na-web.blogspot.com

http://fatosetudo.blogspot.com

http://temtodasasmusicas.blogspot.com/

http://tododostempos.blogspot.com/

http://velozeseturbinados.blogspot.com



Arquivo do blog

Minha lista de blogs

Itens compartilhados de joyce

The Animal Rescue Site
PageRank
My Ping in TotalPing.com

Labels