quinta-feira, 23 de outubro de 2008

MANUSCRITO DE "ALICE NO PAÍS DAS MARAVILHAS




Internet
Manuscrito de «Alice no País das Maravilhas» acessível na net

O manuscrito que deu origem a «Aventuras de Alice no País das Maravilhas» já está disponível na web, por iniciativa da British Library. O e-book usa um software que permite folhear as suas páginas virtuais.

«Alice's Adventures Under Ground» é o mais recente título disponibilizado pela British Library, na colecção de livros «Turning the Pages».
Falamos da versão virtual do manuscrito que daria origem a «Aventuras de Alice no País das Maravilhas», escrito e ilustrado por Lewis Carroll.
Construído em Flash, este pode ser manuseado quase como se fosse um exemplar em papel, já que o software utilizado permite que o leitor o folheie.
No fundo da página existem uma série de botões que facilitam a consulta do livro, entre as quais, um scroll que permite navegar pelas várias folhas; um botão que permite ampliar o texto e as 37 ilustrações do livro, até ao tamanho real, e um outro através do qual pode aceder à versão áudio, narrada pela actriz Miriam Margolyes.


Neste manuscrito existia ainda o primeiro esboço que Lewis Carroll fez de Alice Liddell, a sua musa inspiradora. O desenho a carvão baseava-se numa foto da menina de sete anos, mas, provavelmente desgostoso com o resultado, o autor optou por substitui-lo por uma fotografia de Alice.
O desenho só seria descoberto em 1977, escondido atrás da fotografia.
Para além desta obra, a colecção da Biblioteca Britânica inclui catorze livros e manuscritos raros, entre os quais alguns esboços de Leonardo Da Vinci; o «Diamond Sutra», o mais antigo livro impresso do mundo; o primeiro Atlas da Europa ou a «História da Inglaterra», de Jane Austen, entre outros.




O «Lindisfarne (The) Gospels» inaugurou esta colecção, tendo sido a primeira obra a ser digitalizada, em 1998. Trata-se de um Evangelho, famoso pela extrema qualidade decorativa das suas páginas, que é o tesouro artístico mais importante de Northumbria. Escrito entre 710 e 720, é uma obra de arte de impressão e um documento histórico e artístico de enorme valor.
Desde 1998 que o software que permite folhear virtualmente páginas, tornando os e-books mais «palpáveis», tem vindo a ser aperfeiçoado.
A tecnologia, amplamente elogiada e já premiada, permite que qualquer cibernauta tenha a sensação de que está a tocar numa obra que, de outra forma, estaria inacessível, escondida numa montra de vidro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dicionário inFormal

O dicionário de português gratuito para internet, onde as palavras são definidas pelos usuários. Uma iniciativa de documentar on-line a evolução do português.
Não deixe as palavras passarem em branco, participe definindo o seu português!


http://www.dicionarioinformal.com.br/

(http://www.gutenberg.org/

ANGÚSTIA

As minhas angústias
São amargas
Como o polém...
Elas vivem negras
E tem gosto de açúcar.
As minhas angústias
adormecem somente minhas.
Não navegam como o céu
Azul... turquesa, visto
Com outros olhos...
Detalhes de uma vida.
Vida apenas vista, enquanto
e padeço
Num sótão de alegrias
Mortas.

Um dia triste - 03/04/00 Xandy Britto

Dica de livros

Links legais

http://blogs.abril.com.br/agora

http://www.louvre.fr

http://marketinaweb.blogspot.com/

http://thirinhas.wordpress.com/

http://xandybritto.blogspot.com/

http://sandra-acasaenossa.blogspot.com

http://contoscantoseencantos.blogspot.com/

http://www.concursosliterarios.com.br

http://www.cbl.org.br/jabuti

http://www.ateliermeow.com

http://www.ultrapassandobarreiras.blogspot.com

http://escuteseusolhos.blogspot.com

http://www.neostesia.com

http://informlegal.blogspot.com/


http://marketing-na-web.blogspot.com

http://fatosetudo.blogspot.com

http://temtodasasmusicas.blogspot.com/

http://tododostempos.blogspot.com/

http://velozeseturbinados.blogspot.com



Arquivo do blog

Minha lista de blogs

Itens compartilhados de joyce

Labels