Sobre a obra ( Livroclip) Os Maias é obra-prima de Eça de Queirós, publicada em 1888.
No romance realista não faltam fatalismo, análise social, as peripécias e a catástrofe próprias do enredo passional. Esta obra é um retrato da sociedade contemporânea do autor, onde os valores que os nobres e pessoas de alta sociedade querem fazer transparecer são fachadas para as mais inacreditáveis situações. A educação exemplar de Carlos da Maia não o impediu de decair numa rua do Chiado.
A obra ocupa-se da história de uma família (Maia) ao longo de três gerações, centrando-se depois na última geração e dando relevo aos amores incestuosos de Carlos da Maia e Maria Eduarda. Mas a história é também um pretexto para o autor fazer uma crítica à situação decadente do país (a nível político e cultural) e à alta burguesia lisboeta oitocentista, por onde perpassa um humor (ora fino, ora satírico) que configura a derrota e o desengano de todas as personagens.
O dicionário de português gratuito para internet, onde as palavras são definidas pelos usuários. Uma iniciativa de documentar on-line a evolução do português. Não deixe as palavras passarem em branco, participe definindo o seu português!
As minhas angústias São amargas Como o polém... Elas vivem negras E tem gosto de açúcar. As minhas angústias adormecem somente minhas. Não navegam como o céu Azul... turquesa, visto Com outros olhos... Detalhes de uma vida. Vida apenas vista, enquanto e padeço Num sótão de alegrias Mortas.